Absurdo! O Ministério do Meio Ambiente anunciou que a partir de segunda-feira (31), as operações de combate ao desmatamento e as queimadas na Amazônia e Pantanal serão suspensas.
De acordo com o Ministério, a suspensão acontece devido a falta de recursos financeiros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo a nota do Ministério, foram bloqueados R$ 20, 9 milhões do Ibama e R$ 39, 7 milhões do ICMbio. O bloqueio foi realizado pelo próprio governo federal.
Serão desmobilizados 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, 10 caminhões e 4 helicópteros, que atuam diretamente no combate as queimadas nos dois biomas. Já o Ibama suspende as atividades de 77 fiscais, 48 viaturas e 2 helicópteros, além de 324 fiscais do ICMBio.
Inacreditável
O anúncio acontece em meio ao aumento crescente do desmatamento e de queimadas nos biomas, sendo o Pantanal o mais atingido dos últimos 13 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só no Pantanal o aumento das queimadas é de 200% só neste ano, se comparado ao ano de 2019.