Dois presos mortos e 5 feridos. Este é o saldo de uma suposta tentativa de rebelião dentro do Complexo Penitenciário de Americano, nesta quarta, 26, em Santa Izabel do Pará, a cerca de 60 km de Belém, segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Depois de protestarem em frente ao Complexo exigindo informações, uma comissão de familiares de apenados conseguiu permissão para adentrar o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II) e saíram de lá com uma lista com os nomes dos dois detentos mortos e dos 7 feridos, que foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município vizinho, Castanhal, e segundo boletim médico, não correm risco de morte.
A Comissão de Direitos Humanos da OAB/Pa foi acionada pelos familiares e esteve lá para averiguar de perto a situação e dar suporte jurídico, mas não teve acesso ao interior do CRPP II.
Há um ano, desde que o Conselho Penitenciário do Pará, que fazia periodicamente inspeções nas casas de detenções, foi dissolvido através de uma manobra do governo do Estado por meio do Poder Legislativo, depois de apontar indícios de crimes de tortura por parte da Intervenção Fedral (FITP) dentro dos cárceres, familiares de encarcerados têm vindo a público denunciar que os abusos e maus tratos não cessaram.
O Ministério Público Federal e a Comissão de DH da OAB/PA estão finalizando um relatório das diligências que foram feitas, que coletaram imagens, relatos de presos, ex-presos e familiares, onde se constatou a prática de tortura com privação de sono, alimentação e até casos de abuso sexual.