Imagina só o sabor da vitória! A Missão Evandro reuniu legião de anjos (Foto: Arquivo pessoal)

 

Morando há 28 anos em um sítio que dá acesso à Serra da Corcova, em Iracema (RR), o agricultor Evandro Almada, 72 anos, nutria o sonho de chegar ao seu topo. Mas parecia um plano intangível subir 1.040 metros tortuosos.

Logo depois de se preparar para realizar tal feito, sofreu um acidente vascular cerebral e desde 2002 passou a depender de uma cadeira de rodas para se locomover.

Quando menos esperava, o trilheiro Fredson Guedes e o alpinista Saul Pantoja, em busca de novos lugares para desbravar, descobriram a serra. Ao procurarem pelo dono da área que dava acesso a ela, chegaram a Evandro. O agricultor disse a eles que nunca ninguém havia subido lá e confessou que esse era um desejo antigo.

Sabendo disso, a dupla de entusiastas por aventuras, começou a fazer conexões e então os dois, que fazem parte do projeto Radical é Ser do Bem reuniram 34 voluntários que aceitaram de pronto participar da expedição batizada Missão Evandro.

Eles contaram com apoio do projeto Montanha para Todos, dedicado a promover a inclusão de pessoas com acessibilidade limitada e que constrói e adapta cadeiras para expedições especiais como essa.

Foram quatro dias de aventura que Evandro viveu ao lado da esposa, filhos e dos novos amigos, que considera uma nova família.

Dentre os voluntários estavam socorristas, médicos e enfermeiros experientes em expedições a serras e montanhas. Haviam equipes de transporte, montagem de equipamentos e de refeições.

No trajeto, enfrentaram chuva, condições adversas do solo, passagens por cachoeiras e subidas íngremes. Mas quem participou garante que tirou de letra todos os desafios, já que a cada os olhos brilhantes e sorriso fácil de Evandro amenizavam o peso e impacto de quaisquer obstáculos.

Ao final da caminhada, emocionado, agradeceu aos voluntários: “Primeiro quero agradecer a Deus e depois a cada um de vocês. Dinheiro nenhum paga a doação de vocês para que eu realizasse meu sonho”.

Também fica a mensagem de estímulo a outros que assim como ele, não deixam de sonhar. “Eu quero que essa história sirva de motivação para muitas pessoas. Que as pessoas sempre acreditem que Deus possa realizar os seus sonhos e não tem nada difícil que Deus não possa enviar pessoas para ajudar”.