(Movimento Plástico Transforma)

Os copos de plástico descartados durante a prova de São Silvestre de 2019 chegaram transformados a escolas públicas do interior de São Paulo. Recolhidos durante a prova passaram por reciclagem e na indústria de transformação, viraram 1.800 lixeiras que já são utilizadas para a coleta seletiva.

A iniciativa é do movimento Plástico Transforma, que desenvolve ações para despertar a percepção das pessoas para o potencial de transformação do plástico. Aos alunos, ficou a lição de que é preciso adotar um hábito fundamental nos dias de hoje: o descarte consciente.

Já para a sociedade, um simples copo plástico – que poderia ser apenas descartado –  pode ser convertido em um novo produto para a própria sociedade, economizando matéria-prima e respeitando a natureza.

(Divulgação)

Da equipe de coordenação do movimento, Simone Carvalho explica que o projeto se insere assim, no contexto da economia circular, “prezando pelo retorno ao ciclo produtivo sem que haja de novo a extração de recursos naturais. O produto já foi produzido e ele vai retornar ao ciclo em uma outra forma”.

Segundo ela, o movimento entende que o plástico veio para ser reciclável e reciclado. “Então, quando a gente fecha esse ciclo, a gente mostra pra sociedade a importância do consumo e descarte consciente”.

Mais de 200 voluntários trabalharam na coleta de cerca de 500 mil copos de água utilizados pelos 35 mil atletas, enquanto a equipe do Movimento Plástico Transforma acompanhava os corredores ao longo do percurso, reforçando informações da ação.

Os milhares de copinhos foram levados para a recicladora encarregada de transformá-los em algo muito importante. Hoje, a reciclagem de plástico emprega mais de 10.000 trabalhadores no Brasil e cria matérias-primas necessárias à fabricação de novos produtos, com mais economia e sustentabilidade.

“No caso do nosso projeto, uma indústria recebeu todo o plástico reciclado e o transformou em lixeiras para coleta seletiva. Com este presente os professores podem agora transmitir novos conceitos de cidadania por meio das atitudes corretas em descarte de resíduos e reciclagem para incentivar que as crianças comecem, o quanto antes, a perceber o valor da economia circular e serem protagonistas de um futuro melhor”.