Em entrevista exclusiva para a Casa Ninja Amazônia, o médico sanitarista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Douglas Rodrigues, alertou para a importância da imunização dos povos indígenas contra a Covid-19. O Brasil enfrenta sérios problemas para assegurar a vacinação aos grupos prioritários e isso tem colocado em risco a vida das populações indígenas.
Casa Ninja Amazônia: Qual a relevância da vacina no enfrentamento à pandemia?
Douglas Rodrigues: A vacina é fundamental para os povos indígenas assim como para todos os povos do planeta. É a melhor arma que dispomos para acabar com a pandemia da Covid-19. Os povos indígenas estão sendo duramente atingidos pela pandemia. Estamos frente a um novo pico de transmissão e mortalidade que poderá ser pior do que o primeiro. A vacinação em massa é importante para diminuir o número de infecções e consequentemente de mortes.
Casa Ninja Amazônia: O país enfrenta o negacionismo da ciência e uma onda de fake News, como isso afeta a vacinação?
Douglas Rodrigues: A negação da gravidade da pandemia e da ciência, assim como os fake news são, em grande parte, as razões que nos levaram a essa tremenda crise sanitária. A população brasileira é menos de 3% da população, mas as mortes por covid19 no Brasil são 10% do total de mortes no mundo. A vacina é a principal arma que dispomos, no momento, para acabar com a pandemia da covid-19. As vacinas são seguras e eficazes, mas só funcionarão se vacinarmos em massa e conseguirmos boas coberturas vacinais. E isso vale tanto para os indígenas como para todos os não indígenas.
Casa Ninja Amazônia: O plano de vacinação do governo Bolsonaro extingue os indígenas que não vivem nas aldeias. Como você avalia essa decisão?
Douglas Rodrigues: Eu acho um equívoco não inserir os indígenas que vivem nas cidades entre os grupos prioritários para a vacinação. O Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de conhecer melhor como se dá a transmissão da Covid-19 no Brasil, mostrou que os indígenas tiveram um risco cinco vezes maior do que os não indígenas de serem infectados pelo Sars-Cov-2.
Casa Ninja Amazônia: A vacina é uma forte aliada no combate às pandemias e epidemias?
Douglas Rodrigues: Sem dúvidas. As vacinas, especialmente contra o sarampo, a tosse comprida, o rotavírus, a gripe e etc, são responsáveis pela diminuição da mortalidade entre as crianças indígenas.
Douglas Rodrigues é médico sanitarista da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e ex-coordenador do Projeto Xingu*