Temas como ao acesso à terra, o direito à posse, a grilagem e como tudo isso se relaciona aos planos de reforma agrária no Brasil compõem a programação
O que é regularização fundiária? O que isso tem a ver com reforma agrária? Qual o impacto desses temas em nossas vidas? A rede de midiativismo Mídia NINJA realizará na próxima quinta-feira (6), às 20h, um “aulão” sobre temas relacionados ao acesso à terra, o direito à posse, a grilagem e como tudo isso se relaciona aos planos de reforma agrária no Brasil. O acesso é limitado e será feito por meio de inscrições em bit.ly/aulaoreformaagraria.
A atividade será ministrada por Ayala Ferreira, da coordenação nacional do MST e o professor Gilson da Costa Silva, coordenador do GTGA/UNIR – Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia, em Rondônia. A mediação será de Maureen Santos, da ONG Fase. O aulão é uma articulação entre duas redes integradas à Mídia NINJA: a NINJA Ambiental, que reúne ativistas pelo meio ambiente em todo o Brasil e a Universidade NINJA, frente que tem promovido um circuito de atividades educativas sobre temas diversos da sociedade.
A regularização fundiária no Brasil é um dos grandes debates em torno da reforma agrária. Mas também tem sido usada como desculpa por aqueles que querem favorecer desmatadores e ladrões de terras públicas. O tema da posse de terras no país é antigo e já há muita discussão e legislação sobre o assunto. O objetivo da atividade é resgatar esses acúmulos que existem e desidratar os argumentos de parlamentares que querem defender projetos antiambientais.
Ameaça legislativa
O aulão acontece na sequência da semana em que o PL 510/2021, conhecido como PL da Grilagem, foi pautado no Senado Federal. O projeto do senador Irajá Abreu propõe mudar as regras de regularização fundiária e conceder a desmatadores a posse de terras públicas. Latifundiários que defendem dizem que ele servirá para beneficiar pequenos produtores e impulsionar a produção de alimentos. Contudo, agricultores de todo o Brasil, indígenas, extrativistas e demais trabalhadores do campo e da floresta apontam que a iniciativa beneficia apenas organizações criminosas sob a falsa alegação de que ajudarão a agricultura familiar. O aulão é uma oportunidade de tornar cada vez mais pessoas conscientes sobre o tema.
Percurso de formação
Esse Aulão faz parte de um calendário de formação e mobilização em torno das ameaças socioambientais no Congresso Nacional realizado pela Rede NINJA Ambiental. Já realizamos um primeiro aulão introdutório sobre a grilagem e o projeto de regularização dessa prática. Acesse os dois primeiros aulões e assista como foi:
Aulão #GrilagemNão com Brenda Brito (Imazon) e Pedro Martins (Terra de Direitos)
Aulão Grilagem e Mudanças Climáticas com Alexandre Araújo (UECE) e Letícia Tura (FASE)
O que é a Rede NINJA Ambiental
Criado em agosto de 2019, a rede NINJA Ambiental é uma articulação criada a partir de gestores e colaboradores da Mídia NINJA para ampliar o combate aos retrocessos ambientais, reunindo ativistas de todo o país. Com um grupo de produção permanente, o grupo debate temas latentes relacionados ao meio ambiente, e elabora textos, imagens e peças gráficas, traduz conteúdos internacionais e elabora campanhas de conscientização socioambiental e de incidência política em pautas legislativas sobre o tema.
Serviço:
O que: Aulão sobre regularização fundiária e reforma agrária
Quando: 6 de maio, quinta-feira
Onde: Online
Quem: Mídia NINJA, por meio das redes NINJA Ambiental e Universidade NINJA
Contato para imprensa:
Raíssa Galvão: 21 97238 0249
Clayton Nobre: 61 99644 9138
Dríade Aguiar: 11 97346 6894