Essas são as araras de Josiel, araras que nascem do miriti e são delineadas pelas mãos do artesão (Divulgação)

 

Do miritizeiro se aproveita tudo, a começar pelo fruto, que é usado para produzir receitas variadas. Ele é também bastante utilizado por artesãos que utilizam galhos ou “braços” dessa palmeira típica da região amazônica para criar peças de artesanato, especialmente, em Abaetetuba (PA). O brinquedo de miriti é marca da cidade que ganhou o título de Capital Mundial do brinquedo que é também considerado patrimônio cultural do Pará.

É lá que vive Josiel Gomes, artesão ribeirinho que herdou do pai o talento de produzir belíssimas peças de miriti, como pássaros, quadros e barcos, que encantam a todos. E principalmente, os turistas que visitam a famosa Praça da República, em Belém (PA). É para lá que o artesão segue para vender suas peças aos finais de semana.

Josiel destaca que a coleta do miriti é realizada de maneira sustentável. Até que esteja pronto para ser esculpido pelas mãos talentosas do artesão há todo um processo de amor e cuidado para não degradar a natureza. Tudo começa na extração dos “braços” do miriti, que é feita com muita responsabilidade para que a palmeira não morra, como explica o artesão.

A arte de Josiel é destaque da cidade de Abaetetuba, que virou Capital Mundial do Brinquedo de Miriti (Foto: Mayara Abreu)

“A minha relação com a natureza é de amor, a minha vida e o meu trabalho dependem diretamente dela. Tanto eu quanto as pessoas aqui da região que retiram os ‘braços’ do miriti, fazem isso com muito cuidado para que não haja qualquer dano à natureza. É uma responsabilidade que quem é da terra, tem”.

Em cada tronco há vários “filhos”, árvores menores e é nelas que brotam os braços. Em cada um deles têm em média cinco braços, são retirados três ou dois e ficam os outros para que em alguns meses eles voltem a brotar. Dessa forma, o tronco se torna uma fonte inesgotável.

Depois de secá-los no sol, usando apenas uma faquinha bem amolada ele vai delineando os brinquedos que retratam a iconografia amazônica. As cores vivas das tintas que colorem as peças, representam perfeitamente as belezas e a alegria desse bioma tão importante, cenário de rara beleza e fonte de incontáveis recursos naturais e claro, de pessoas que assim como Josiel, têm a consciência de preserva-la.

Confira algumas das produções de Josiel: