O projeto audiovisual Cine Bodó tem transformado as vidas de crianças e jovens no Amazonas (Divulgação Cine Bodó)*

 

Em um país onde as políticas públicas de cultura quase não alcançam as periferias e comunidades tradicionais, iniciativas que oportunizam e oferecem a chance de jovens e adolescentes desses espaços se tornarem intérpretes de suas próprias histórias, fazem toda a diferença. E é exatamente isso que um grupo de mulheres amazonenses está fazendo. O projeto Cine Bodó está desde 2015 transformando a vida de muitos manauaras por meio da alfabetização audiovisual.

Em 2021, a Mostra Itinerante de Audiovisual Cine Bodó chegou à sua 5ª edição. Já conseguiu atingir mais de 300 jovens e adolescentes distribuídos em mais de 16 comunidades de Manaus. O projeto também oferece oficinas de audiovisual gratuitas. Ao todo, mais de 20 curtas-metragens foram produzidos e mais de 80 jovens receberam formação de audiovisual.

O Cine Bodó oferece por meio do audiovisual ferramentas de cidadania que oportuniza jovens e adolescentes a explorarem as habilidades adquiridas no próprio território onde vivem. Por meio de mostras, também levam a regiões periféricas a oportunidade de contato com o cinema, atividade de lazer e diversão que geralmente é inexistente nesses locais.

Mostras de filmes são opção de lazer e diversão para crianças de comunidades de Manaus (Foto: Divulgação/Cine Bodó)

Devido a pandemia da Covid-19, os curtas produzidos pelos alunos do projeto, não foram exibidos presencialmente este ano, mas todos estão disponíveis no canal do Picolé da Massa no YouTube.

 

*As fotos foram feitas antes da pandemia