Em áreas desmatadas, uma árvore será plantada para cada dez litros de açaí comercializados. É o que promete a parceria entre a SOS Amazônia e a empresa de distribuição de açaí no Brasil e exterior, a Tropicool. Com o apoio, a ONG amplia o potencial do projeto Faça Florescer Floresta.
Além do reflorestamento, a iniciativa atende famílias de comunidades tradicionais com o objetivo de garantir segurança alimentar e geração de renda. Ao abraçar a causa, a empresa dá condições para que possam ser compradas mudas frutíferas e florestais nativas da Amazônia, equipamentos e insumos.
Foi em 25 de junho que ocorreu a primeira entrega, no município de Mâncio Lima. Em uma comunidade da cidade foram plantadas 1,5 mil mudas de árvores frutíferas e florestais nativas da Amazônia, contemplando três famílias. Nesse caso, a restauração equivale a 1,5 hectares de terra.
O projeto que começou em 2019, fica a cargo da SOS Amazônia, responsável por fazer a gestão e organizar as doações, com as quais se faz possível adquirir mudas, insumos e ferramentas. É a ONG quem dá assistência às famílias atendidas pelo Faça Florescer Floresta, ensinando os moradores por meio de oficinas de boas práticas de produção de mudas e os apoiando na instalação de viveiros comunitários e manutenção dos plantios.
Além dos produtores de Mâncio Lima, o projeto atende mais gente em Tarauacá, também no Acre e Guajará, no Amazonas, a partir da expansão de Sistemas Agroflorestais (SAFs) previamente instalados. Ao todo são 35 famílias atendidas.
A ONG busca conectar a recuperação de terras degradadas em pequenas propriedades, com a geração de benefícios sociais, ecológicos e econômicos para as comunidades locais, possibilitando a redução da pressão sobre as florestas, reduzindo o desmatamento e mantendo a biodiversidade.
Conheça mais sobre o projeto e se puder, contribua: clique aqui.