Foto:João Paulo Guimarães/Mídia NINJA

 

Há mais de um século, agora com a participação de mais de dois milhões de pessoas, o Círio de Nazaré, na cidade de Belém do Pará, atrai peregrinos e fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo. Porém, durante a sua história e até hoje, o Círio não acontece longe de conflitos e tensões presentes na sociedade. Sendo atualmente a Festa da Chiquita a principal subversão aos interesses religiosos da Igreja, sobretudo, por ser um evento realizado por LGBTTQQ+.

Esse ano, a forma de devoção durante as festividades de Nazaré foi afetada pela pandemia de Covid-19. Apesar de permitir presença de público durante a procissão, a Arquidiocese de Belém decidiu dividir a Corda do Círio, um dos ícones da religiosidade.

Partes da corda serão enviadas para 95 paróquias da Arquidiocese de Belém, onde também se espera público com lotação máxima de 40%.

“Desta forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré chegará aos diversos bairros e municípios, aproximando a todos da devoção mariana”, diz nota divulgada na manhã desta quarta-feira (7) pela Arquidiocese.


Festa da Chiquita

Foto: Casa Fora do Eixo Amazônia

A tradicional Festa da Chiquita adotou o modelo de transmissão online para comemorar os 42 anos de atuação de uma das principais manifestações artísticas durante o Círio. Além de contar com um evento presencial, com redução da capacidade no Teatro Waldemar, próximo à praça da República, o evento optou manifestar por meio de intervenções nas redes sociais uma corrente de orientações sobre preocupações à covid-19.

Elói Iglesias, organizador e criador da Festa, em uma entrevista para um jornal conta mais sobre o evento: “Vamos ter depoimento de gente importante que já recebeu nossas premiações, como Dona Onete, Glória Perez, a Dira Paes, o Jean Wyllys, a Fafá de Belém, pessoas que estamos entrando em contato para também ajudar a contar um pouco dessa história da ‘Chiquita’”, antecipa. Na exposição, que ficará aberta para visitação, essa trajetória seguirá sendo contada em fotografias, roupas, troféus e vídeos”.

A importância da Festa da Chiquita como ponto de sincretismo é pontuado por Eloi durante a entrevista. “As pessoas têm que começar a entender que o Círio é diversidade e a gente não pode mais perder nenhum espaço, então precisamos [com esta programação online] pelo menos dar uma demonstração de que estamos presentes”, defende.

Círio e os símbolos de fé

O Círio de Nazaré é um dos maiores eventos religiosos do Brasil e já chegou a reunir 2,8 milhões de fiéis em 2016. O ato de fé é composto de diversos elementos simbólicos. A corda, que sustenta a fé na padroeira dos paraenses, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido. Ela foi oficialmente incorporada em 1868, que substituiu a junta de bois que até então puxava a imagem da Santa.

As lendas populares em torno da veneração à Santa Nazaré, no Brasil, contam que um caboclo chamado Plácido, caçando na estrada de Utinga, hoje conhecida por Avenida Nazaré, encontrou a imagem da Santa entre os rochedos, levou-a para casa e colocou-a em um pequeno altar. No dia seguinte ela não mais estava lá. Dias depois voltou ao mesmo lugar para caçar e novamente encontrou a imagem entre as pedras. Outra vez levou-a para casa e mais uma vez a imagem sumiu de lá, sendo encontrada no lugar onde foi descoberta pela primeira vez.

Esta história chegou ao conhecimento do governador da Província de Grão-Pará, Dom Francisco de Souza Coutinho, que levou a imagem para seu palácio. Mas novamente a imagem desapareceu, indo para o lugar de origem, entre as pedras.

Diante de tantos misteriosos desaparecimentos, o governador ordenou, que no local do aparecimento da imagem, fosse construída uma capelinha de taipa coberta de palhas, para onde foi conduzida a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com 30 centímetros de altura, réplica da imagem que existe em Portugal.

Desta data em diante o Círio sofreu muitas modificações de datas dentro do calendário Gregoriano. Atualmente está sendo celebrado sempre no segundo domingo do mês de outubro.