Esse ano tivemos uma disputa eleitoral histórica para os povos indígenas no Brasil. Essas eleições representaram um aumento de 28% da presença nos mandatos municipais, em comparação com 2016, que tiveram 185 indígenas eleitos. Esta mobilização mostra a força dos povos indígenas no país e a importância de uma política que seja mais democrática e representativa.

Para debater a presença na política e os desafios para a gestão municipal a Casa NINJA Amazônia convidou os prefeitos e vice-prefeitos eleitos Isaac Piyãnko, Cacique Benisio e Mário Nicácio e ainda a liderança Val Eloy, que concorreu na chapa municipal de Campo Grande e vai compartilhar sobre essa experiência.

Para mediar o debate, Kleber Karipuna, liderança de base da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira  e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Kleber integra a coordenação da Campanha Indígena iniciativa mobilizada pela Apib, junto com a Mídia Ninja e Mídia Índia para fortalecer a participação dos povos no processo eleitoral.

O debate foi transmitido ao vivo nas redes da @midianinja, @coiabamazonia e @apiboficial e no YouTube da Mídia NINJA. Confira: