Mostra a Céu Aberto realizada em 2019 em Porto Velho. Foto: Divulgação

Em sua quarta edição, a mostra visual que é realizada nas fachadas das ruas de Porto Velho, será ampliada com a participação de fotógrafos de oito estados da Amazônia Legal.

Serão exibidas imagens em composição de Rondônia, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins; em oito pontos diferentes da cidade, tendo como princípio o acesso das populações periféricas às mais de cem imagens registradas por fotógrafas e fotógrafos naturais ou residentes das oito regiões em questão. Confira os nomes ao final matéria.

A mostra também poderá ser acessada pelo site do projeto a partir do dia 17/12, onde também poderão ser observados os aspectos urbanos da capital rondoniana, misturados às imagens locais dessas tantas regiões; mais as três edições anteriores da mostra.

Uma das organizadoras do evento, a ativista cultural, Marcela Bonfim, explica que “além de uma composição visual, a mostra é “um exercício de pertencimento visual”, uma vez que abrange características de todos os Estados da região, já presentes na cidade de Porto Velho.

Mostra a Céu Aberto realizada em 2019 em Porto Velho. Foto: Divulgação

Além disso, a quarta adição marca o grande desafio “do fazer” coletivo; com a contribuição de fotógrafas, de cada estado, responsáveis pela mobilização e direção da composição dessas realidades, trazendo o olhar de dentro, outro exercício de proximidade de cada região. São elas, Ana Mendes, via Maranhão; Nay jinkss, via Pará; Talita Oliveira, via Acre; Marcela Bonfim, via Rondônia; Eli Macuxi, via Roraima; Amanda Leite, via Tocantins; Juliana Pesqueira, via Amazonas, e Ianca Moreira via Amapá.

“A Mostra a Céu Aberto, desde sua primeira edição, tem se caracterizado também por abrir espaço a novos meios de se pensar a fotografia, por exemplo, a partir da “inclusão”, enfatiza Marcela. “Experimentar a “composição” no lugar da curadoria foi a aposta desta edição que também busca outros formatos de imagem como o som, a performance, o desenho, o grafit”.

Saulo de Sousa, também organizador do evento, relembra o lugar em que se fundamentou o evento, “a composição das imagens nos espaços abertos da rua Euclides da Cunha”; localizada no centro histórico da cidade, que já serviu como terminal de passageiros e ponto de vendas para dezenas de ambulantes, com grande fluxo de pessoas; refazendo o período anterior ao despejo dos pequenos comerciantes; local relegado ao esquecimento, apesar de ser uma das vias mais antigas da cidade.

A mostra busca reenvindicar esses espaços como pertencimento visual e cultural; em 2019, foi realizada também como edição especial na comunidade ribeirinha de Nazaré, Baixo Madeira, com as imagens da própria comunidade; lugar onde a mostra procura sempre desdobrar o pensamento desse pertencimento e dessa cultura da visualidade de forma a conscientizar a partir desse meio.

No ano de 2020, a pandemia trouxe a organização, a responsabilidade da manutenção do isolamento social, ampliando o envolvimento em rede, com a parceria da Casa Ninja Amazônia, na divulgação e acompanhamento do processo de construção da composição dessa série da mostra, bem como a apresentação das cenas fotográficas desta oito regiões, por meio das lives regionais.

Domingo (13), a mostra poderá ser acompanhada em fragmentos no canal do Instagram da Casa Ninja Amazônia; na ocasião da montagem das galerias dos oito estados nas ruas de Porto Velho.

A mostra também conta com o apoio da gráfica Idéia, do Sesc regional, da TV Caboquinho, e do Esporte Clube Ferroviário.

Confira os expositores dessa edição, por estados:

Amazonas – Juliana Pesqueira
Giulia Aguiar
Tayná Satere
Cleuton Mendonça
Robert Coelho
Sascha Porto
Nara Nascimento
Ariadne Aleixo
Alonso Júnior
Alberto César Araújo

Rondônia – Marcela Bonfim
Nathalia Menezes
Gabriel Bicho
Pritama Brussolo
Izabela Lima
Leidijane Rolim
Leonardo Valerio
Eliane Viana Araújo
Ederson Lauri
Joeser Alvares
Ariana Boaventura
Cleber Cardoso
Saulo de Sousa
Luiz Brito
Pedro Meyer
Michele Saraiva
Elisabete Christofoletti
Rita de Cássia Mendes
Tulasi Resende
Ubiratan Suruí
Manoel Batista
Mario Venere
Nirvana Ribeiro
Rochéli Córdova

Acre – Talita Oliveira
Alexandre Noronha
Amanda Borges
Danilo de S’Acre
Deyse Cruz
Dhárcules Pinheiro
Hannah Lydia
Hellen Lirtêz
Janaína Christina
Nattércia Damasceno
Tatiane Silva Sousa

Tocantins – Amanda Leite
Adriano Alves
Angélica Lima
Ana Jaimile Cunha
Leon Farhi Neto
Lia Testa
Luciana Andradito
Ludimilla Matos
Marcus Elicius Garcez
Noeci Carvalho Messias
Rafael Silva Oliveira

Roraima – Elimacuxi
Jorge Macêdo
J. Pavani
Josias M. Casadecaba
Clevison Nascimento
Marcelo Camacho
Conceição Escobar
Lucy Ferraz
Yolanda S.S. Mêne
Nara Nasco
Victor Mattioni
Devair Fiorotti

Amapá – Ianca Moreira
Beatriz Belo
Gabriela Campelo

Maranhão – Ana Mendes, Andressa Zumpano, Ingrid Barros
Cruupooh’re Akroa
Leandro dos Santos
Gê Viana
Genilson Guajajara
Fafa Lago
Jandir Gonçalves
Leonardo Souza
Joaquim Cantanhede
Maitê Souza
Marcio Vasconcelos
Pablo Monteiro
Lucca Muypurá
Poliana Oliveira
Sunshine Santos

Pará – Nay Jinkss
Otávio Henriques
Débora Flor
Rafael da Luz
Deia Lima
Mina Ribeirinha
Paula Sampaio
Jacy Santos
Evna Moura
Caio aguiar, thays chaves e Damião marcos