Jurivan foi premiado na categoria Destaque Jovem Liderança

A entrega do Prêmio Chico Mendes de Resistência abriu, nesta terça-feira, 15, a programação da Semana Chico Mendes, que este ano é realizada totalmente de forma on-line, com transmissão nas páginas do Comitê Chico Mendes, Mídia NINJA, entre outros parceiros.

A Semana Chico Mendes é realizada desde 1989, um ano após o assasssinato do líder seringueiro, e tem como objetivo discutir e propagar o seu legado de luta e defesa dos Povos da Floresta.

Desde 2019, o Comitê Chico Mendes, responsável pela realização da Semana, faz a entrega de uma premiação a personalidades e entidades que estejam na defesa dos direitos socioambientais e, principalmente, que estejam no enfrentamento contra os retrocessos que vêm ocorrendo nos últimos anos.

Na edição deste ano, os premiados foram:

Destaque jovem liderança – Jurivan Bezerra Rios

Destaque personalidade – Raoni Metuktire

Destaque Povos Originários e Comunidades Tradicionais – Comunidade Alto Santo

Destaque institucional – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

“É uma honra ser escolhido para este prêmio, dentro de tantas pessoas que carregam essa. Desde os 14 anos estou nessa luta e sou admirador de Chico Mendes e vejo a importância de sua luta para as pessoas que vivem na floresta até hoje. A gente precisa estar sempre incentivando novas lideranças, como  eu, para estarmos juntos nessa luta”, declarou Jurivan Bezerra, jovem morador do Seringal Sibéria, em Xapuri, na Reserva Extrativista Chico Mendes. Ele é técnico em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) e ativista social em defesa do meio ambiente e dos recursos naturais.

O também homenageado Raoni Metuktire, líder indígena do Povo Caiapó, falou sobre respeito à natureza. “Venho sempre lutando pela defesa da floresta e faço isso pra vocês. Por que a sociedade ainda faz tanto mal para a natureza e para o que sobrou da natureza?”, indagou, observando ainda que as consequências virão. “Eu quero nossas florestas em pé, sem destruição. Muitos ainda vão ver que estava certo quando falo da natureza, por isso meu desejo é que a sociedade se respeite e respeite nossa casa, a natureza”.

Há mais de quatro décadas, Raoni luta para manter viva a cultura de seu povo e pela criação do Parque Nacional do Xingu. No ano passado, foi recebido pelo Presidente francês Emmanoel Macron e pelo Papa Francisco para denunciar a política socioambiental do governo Bolsonaro. Este ano, Raoni foi indicado pela Fundação Darcy Ribeiro e um grupo de intelectuais ao Prêmio Nobel da Paz.

“Chico Mendes sabia reconhecer que a resistência e a luta dos povos da floresta não é apenas econômica ou política, mas é também cultural. Por isso, ele fundou tantas escolas no interior da floresta, ele sabia da importância da preservação do conhecimento e da cultura tradicional dos povos da floresta, e é isso que a Comunidade do Alto Santo representa”, afirmou Antônio Alves, que representou a Madrinha Peregrina, esposa do Mestre Irineu Serra e dignatária do CICLU Alto Santo – comunidade tradicional, localizada em Rio Branco, no Acre, onde Mestre Irineu iniciou a Doutrina do Santo Daime. 

Representando a Articulação dos Povos Indígenas, Dinaman Tuxá, dedicou o prêmio a todos os povos tradicionais. “Esse prêmio é de todos os povos indígenas, é o reconhecimento de quem faz a luta por um desenvolvimento sustentável”.

O primeiro dia da Semana Chico Mendes terminou com boa música e apresentação de artistas amazônicos.