A iniciativa “Ashaninka Pelos Povos da Floresta” já beneficiou mais de 1.200 famílias (Foto: Associação Apiwtxa)

Empenhados em aumentar a proteção contra a contaminação da Covid-19, o povo Ashaninka, do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, no Acre, está dando apoio aos moradores da floresta no entorno do seu território

A iniciativa “Ashaninka Pelos Povos da Floresta” arrecadou, até o momento, mais de R$550 mil, que foram convertidos em kits de emergência para mais de 1.200 famílias acreanas.

“O projeto é uma iniciativa de união do povo Ashaninka com seus vizinhos. Nós vimos a necessidade de apoio para que essas famílias tivessem uma ajuda, para enfrentar a pandemia. Quem não mora na floresta, talvez não tenha a noção da importância que um isqueiro ou um terçado, por exemplo, têm na vida de um ribeirinho”, explica Francisco Piyãko, liderança Ashaninka.

A campanha Ashaninka pelos Povos da Floresta foi lançada em junho de 2020, por meio de uma live com as lideranças da Aldeia Apiwtxa: Benki, Francisco, Moisés e Wewito Piyãko, além da apresentação do ator Marcos Palmeira.

Os kits estão sendo entregues às comunidades indígenas e extrativistas de Marechal Thaumaturgo, suprindo necessidades básicas imediatas da população da região, bem como fornecendo itens e ferramentas agrícolas, como enxadas, terçados e materiais de pesca, que permitem o desenvolvimento das atividades produtivas sustentáveis.

O estado do Acre agrega 15 povos indígenas, outros três não contactados e um de recente contato. Os povos indígenas que vivem em Marechal Thaumaturgo são os Kuntanawa, Huni Kuin, também conhecidos como Kashinawa; Jaminawa, Ashaninka e os Apolima-Arara. Além das terras indígenas, o município também abriga a Reserva Extrativista do Alto Juruá e parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.

 

Por Maria Meirelles