Em decorrência da pandemia, a Semana Chico Mendes neste ano foi promovida de maneira virtual.  O evento, que ocorre entre as datas de nascimento e assassinato de Chico Mendes (15 a 22 de dezembro), contou com um leque de importantes debates e palestrantes, além de uma explosão cultural.

A Semana Chico Mendes, realizada desde 1989, propaga os ideais do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, reunindo amigos de luta e ativistas socio ambientais do mundo inteiro.

Neste ano, integraram os debates nos painéis temáticos nomes como o de Júlio Barbosa (presidente do CNS), Jorge Viana (ex-senador do Acre e relator do Novo Código Florestal), a antropóloga Mary Allegretti, Karla Martins (ativista cultural e Mídia NINJA), o escritor indígena Ailton Krenak, o sertanista Txai Antônio Macedo, Raimundo Mendes (extrativista e secretário de juventude da Fetacre),  Angélica Mendes (doutora em Ecologia, ativista socioambiental, membra do comitê e neta do Chico Mendes), entre tantos outros.

“Mesmo diante de um cenário de isolamento social, conseguimos reunir virtualmente o público da floresta, das reservas extrativistas e dos centros urbanos, que militam na área socio ambiental”, destacou Angela Mendes – filha mais velha do Chico e coordenadora do Comitê.

Entre os desafios de realizar um evento totalmente virtual destaca-se a baixa qualidade da internet no Norte do país e nas áreas de floresta. “Essa falta de conexão foi um desafio que tivemos que supera, e ainda assim fizemos uma semana rica de debates e com muita cultura e arte, vinda diretamente dos seringais”, frisou Angela, observando que nos “seringais há muita poesia, arte e musicalidade”.

Os debates e apresentação cultural estão disponíveis on-line, no canal do Youtube da Mídia NINJA.