O mundo sob os olhos de Kandura. A vida da atriz e encenadora Selma Bustamante será contada em um documentário de longa-metragem planejado para estrear no próximo mês de março, dois anos após sua morte em Manaus (AM). Ela é um dos principais nomes quando se fala em teatro na capital amazonense. Foi atriz do icônico grupo de teatro Ventoforte, em São Paulo, onde nasceu, e fundou junto com o marido Edgar Lippo o grupo Baião de Dois, em Manaus, onde viveu 23 anos.

Wallace Abreu, um dos atores do Baião de Dois, se colocou no desafio quase impossível de dirigir e narrar a carreira e vida de Selma em um documentário. Ele teve a ideia depois que precisou colher todo o material de Selma em sua casa após a sua morte. Wallace assina o roteiro junto com César Nogueira.

Documentário será lançado após dois anos de sua morte. Foto da Internet

“Focamos bastante na relação dela com a Kandura, o clown e a palhaçaria. Kandura é a obra-prima da Selma, nos últimos anos de vida ela se dedicou integralmente a ela”, disse Wallace à NINJA. “Ela foi um dos primeiros estímulos para o entendimento da palhaçaria no Amazonas. Ela trouxe conhecimentos e deixou aqui, tanto que temos movimentos bem estruturados na cidade como Roda na Praça, Clowntidiano”.

Kandura, a palhaça de Selma Bustamante, também será o título do documentário que terá 70 minutos de duração. O projeto foi aprovado em uma bolsa-pesquisa no prêmio de estímulo ao Circo. Foi a oportunidade para ir a São Paulo e Teresina entrevistar nomes importantes que ajudaram a construir a trajetória de Selma, incluindo os artistas do grupo Ventoforte.