Vivendo mais um colapso no sistema de saúde, devido a pandemia da Covid-19, o Amazonas decretou nesta quinta-feira, 14, toque de recolher das 19 às 6 horas, com intuito de evitar mais contaminações.

O estado que enfrenta uma segunda onda da pandemia e tem batido recordes diários de infecções e óbitos, também fechou todas as atividades comerciais, exceto farmácias, padarias e supermercados.

Sem oxigênio, o governo do Estado vai começar a transferir pacientes com apoio dos governos do Ceará, Maranhão e Mato Grosso.

Nos hospitais, muitos pacientes estão morrendo por falta de oxigênio (Foto: Raphael Alves / IMF)

De acordo com a Fundação de Vigilância Em Saúde, a velocidade da taxa de infecção do vírus agora é maior que no início da pandemia – abril e maio, que levou ao pico de mortes em junho, julho, com 100 mortes por dia.

Pela primeira vez, o estado possui taxa de transmissão R0, que é quando está acima de 100 pessoas infectadas por dia. Eles mensuram que 130 pessoas estejam se infectando por dia, mas esse número é superestimado, podendo chegar a 200 infecções diárias.

Se continuar nesse ritmo, em 10 dias o Amazonas vai registrar mais de 100 mortes por dia, sendo a taxa de internação com 600 a 800 pacientes/dia. Sem leitos nos hospitais, muitas pessoas estão morrendo em suas próprias residências.

A taxa de mortes em domicílio por doenças respiratórias grave, quando não se tem o diagnóstico de covid-19, cresceu 230% desde o final de dezembro. Já nos hospitais, muitos pacientes estão morrendo por falta de oxigênio.