Dez cidades foram afetadas pela enchente dos rios (Foto: Marcos Vicentti)

O Acre, situado ao Norte do país, enfrenta uma crise sem precedentes na sua história. Com pouco mais de 894 mil pessoas (IBGE 2020), o estado passa pela segunda onda da pandemia da Covid-19, com aumento de casos e óbitos, surto de dengue hemorrágica, crise migratória na fronteira com o Peru e enchente dos seus mananciais.

No estado, pelo menos 10 das 22 cidades do estado estão alagadas. Entre as mais afetadas, destacam-se a capital Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. Com suas residências totalmente inundadas pelas águas, muitas famílias tiveram que sair de suas casas, se alojando em casas de parentes ou abrigos públicos.

O município de Tarauacá, por exemplo, teve mais de 80% da cidade atingida pelas águas dos rios Tarauacá e Muru. No Vale do Juruá, situado no extremo Oeste do estado, mais de 30 mil famílias foram afetadas pela enchente.

Apesar de viver um histórico de enchentes, anualmente, a situação é agravada pela pandemia da Covid-19. Com o aumento de casos e óbitos, devido complicações do coronavírus, o Acre está com 100% dos seus leitos de UTI lotados, na rede pública e privada, o que levou ao colapso do seu sistema de saúde.

Além disso, os inúmeros casos de dengue fizeram com que a Prefeitura de Rio Branco (capital) decretasse situação de emergência. Os registros de 2021 já são seis vezes maiores que os do mesmo período de 2020, com mais de oito mil notificações somente neste início de ano.

Paralelo a tudo isso, o estado amazônico passa por uma nova crise migratória, na fronteira com Peru, em que mais de 400 imigrantes haitianos, que vieram ao Brasil em busca de emprego, tentam fazer o percurso de volta e estão sendo impedidos de entrarem no território peruano.

SOS Acre

Diante desse cenário, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realiza a campanha ‘SOS Acre’ para ajudar as famílias atingidas. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e ganhou força nas redes sociais no último fim de semana, a partir da mobilização liderada pela acreana Gleici Damasceno e do jornalista Rene Silva, coordenador do Voz das Comunidades.

Outros artistas fizeram coro na divulgação da campanha, entre eles, a escritora de novelas Glória Perez, DJ Alok, Luciano Huck, Preta Gil, Ana Moser, entre outros.

Outra campanha também impulsionada pelo 362 Amazônia e a Casa NINJA Amazônia, a fim de arrecadar recursos para auxiliar as famílias afetadas pela enchente no Acre.