Foto: Midia NINJA

A Mídia NINJA e diversas iniciativas socioambientais marcaram presença no Cumbre Mundial de la Juventud, evento que antecede o Congreso Mundial de la Naturaleza, em Marselha, de 3 a 11 de setembro de 2021. A programação contou com oficinas virtuais interativas dirigidas por jovens e organizadas em percursos temáticos, diálogos intergeracionais, oportunidades de networking, etc. A conferência ocorre de modo virtual até a próxima sexta-feira (16). A NINJA participou a partir de um convite do projeto Jovens Vozes da Amazônia para o Planeta (JVAP) que tinha uma programação no Cumbre Mundial voltada a jovens da Amazônia.

“O projeto abriu espaço para várias iniciativas apresentarem suas histórias no engajamento local, principalmente de ativistas, heróis e heroinas locais, além de organizacoes pontuais”, disse Alessandra Santos, que participou do evento junto a Raíssa Galvão, da Mídia NINJA, ambas representando a rede NINJA Ambiental. “Nós falamos da experiência da Casa NINJA Amazônia e do chamado que fizemos para articulação da região pela emergência climática. Junto com a gente, estiveram ativistas de toda a Panamazonia, como Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, então conectamos ativistas com experiências muito diferentes para se somar a essa luta pelas Amazônias”.

Na ocasião, os ativistas organizados pelo JVAP elaboraram um manifesto a ser apresentado à Assembleia de Membros da IUCN durante o Congresso da IUCN. “O manifesto abordou sobre comunicação, educação, mudanças climáticas, temas que afetam a vida da juventude amazônica”.

Foto: Midia NINJA