Foto: Divulgação / Guardiães da Floresta

“Encarar de frente a luta com empresas, grileiros, empreiteiros, só mesmo com muita coragem e dedicação”, disse a liderança quilombola Neta Canelatiua, do Maranhão. Ela foi uma das convidadas do Papo NINJA, uma série de debates ao vivo realizados no Instagram da Mídia NINJA. Nesta edição, Neta esteve em debate com Betse de Paula e Clara Mello, respectivamente diretora e roteirista da série Guardiães da Floresta que a Mídia NINJA exibe durante toda a semana, às 19h, até a próxima sexta-feira (30) em seu canal no Youtube. A mediação foi feita por Karla Martins, da Casa NINJA Amazônia.

Com 10 episódios de 26 minutos cada, a série recupera a história de lideranças femininas que estão à frente da luta pela preservação do meio ambiente e dos direitos das mulheres. Quilombolas, indígenas, ribeirinhas, quebradeiras de coco, extrativistas, que lutam pela manutenção dos seus modos de vida tradicionais, pela vida da floresta e todo o planeta.

“Percebemos que muitas dessas guardiães do meio ambiente são mulheres, são chefes de familia, são lideranças importantes, foi a partir daí que começamos a formulação do projeto”, disse Betse. E Clara complementa: “A preservação ambiental está muito na mão das mulheres até pela consciência de que geram vida e a natureza está integrada a isso. Então elas têm que se esforçar 10 vezes mais para se capacitar e a gente foi percebendo que as mulheres estavam se organizando entre si nas comunidades e gerando muita força”.

Neta, que é uma das personagens da série Guardiães da Floresta, reforça que tomar posicionamento em espaços tido como masculinos acaba demandando das mulheres um esforço e coragem redobrados. “Geralmente são eles que vemos como líderes comunitários, presidentes de associações e sindicatos, coordenadores dos movimentos, delegados. Quando a mulher entra, ela tem que entrar de cara e com muito mais coragem. Ela defente a luta como a mãe defende o filho. Quando ela entra em uma causa social, ela dedica toda a coragem que ela tem”, disse.

Clique aqui e confira o primeiro episódio da série, com Sonia Guajajara, liderança indígena do Maranhão. Os demais episódios ficarão disponíveis na TV NINJA até o próximo domingo (2).

Confira abaixo o debate na íntegra ou acesse o link no início desta reportagem.

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)