Há mais de um mês, as comunidades Yanomami da região sofrem ataques de garimpeiros (Foto Rogério Assis ISA)

 

Novo episódio de ameaças na comunidade de Maikohipi, no Palimi ú. A Hutukara Associação Yanomami recebeu mais uma ligação de lideranças da comunidade Maikohipi, região do Palimi ú, informando que sofreram novas ameaças físicas em sua comunidade, nesta quinta-feira,10.

Moradores escutaram os garimpeiros que chegaram gritando pelo rio, e convocaram uma liderança da comunidade gritando “vem viado, vamos conversa, comparece aí”. Além de agirem de forma homofóbica, os garimpeiros foram agressivos e assassinaram um dos cachorros da comunidade, como forma de intimidação contra os indígenas, para que não denunciem e combatam os garimpeiros invasores. Conforme as lideranças os garimpeiros eram muitos e carregavam armas.

A Hutukara enviou mais um ofício à Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami – FUNAI, Superintendência da Polícia Federal em Roraima – PF/RR, 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército, Ministério Público Federal em Roraima, alertando sobre a permanente e crescente situação de insegurança para a comunidade do Palimi ú, que segue sob ameaça constante de garimpeiros fortemente armados.

“Insistimos novamente para que impeçam o avanço da atividade ilegal para garantir a segurança às comunidades indígenas no Palimi ú, e na Terra Indígena Yanomami, inclusive garantindo a presença constante das forças públicas de segurança na região e fornecimento contínuo de apoio logístico para operações”, diz o ofício. Há mais de um mês, as comunidades Yanomami da região sofrem ataques de garimpeiros e milícias que estão nos garimpos ilegais na região há mais de um mês. A Polícia Federal esteve no local mas não permaneceu, assim como as outras forças de segurança que deveriam proteger o povo Yanomami.