Desastrosa política de gestão ambiental agrava situação de falta de abastecimento no Brasil  (truthseeker08/Pixabay)

 

O Brasil é um país que depende muito das chuvas, afinal, 62% da energia elétrica é gerada a partir da água, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, se faltar água nos reservatórios, isso impactará no fornecimento de energia. A agricultura também depende muito das chuvas para produção.

Em entrevista ao site Um Só Planeta, o secretário-executivo do Observatório das Águas (OGA), Ângelo José Rodrigues Lima disse que ainda não é possível afirmar que a atual crise hídrica seja resultado direto das mudanças climáticas. Segundo ele, dentre os motivos que levaram o Brasil à crise no abastecimento, o principal deles é a falta de gestão política dos recursos hídricos.

“Entre as causas estão o padrão atual de ocupação na área urbana e rural e o modelo da produção agrícola, combinados à falta de programas de reflorestamento e de revitalização de bacias hidrográficas”, diz.

Lima ressaltou ainda que num cenário que tenhamos maiores períodos de chuvas e de secas, é a falta de governança que pode trazer impactos negativos. Os governos deveriam estar pensando em estabelecer políticas de curto, médio e longo prazo para enfrentar esse desafio, implementando por exemplo, o básico do que prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos, como planos de bacias, outorga e cobrança pelo uso de água que existe desde 1997 mas não foi igualmente implementada em todos os estados.

Ele explica que há especificidades por regiões e uma diferença na distribuição do recurso natural e em densidade populacional. A grande dificuldade está em atender a demanda crescente de diferentes usos para o recurso em várias regiões.

O secretário-executivo do OGA, também alerta para a desastrosa gestão ambiental brasileira, com poucos investimentos e desmonte de políticas ambientais. Há casos em que os valores cobrados pelo uso da água são desviados para outros fins.

E quando se coloca em questão o manejo e uso do solo, modelo de produção agrícola e a concentração na área urbana, bem como o desmatamento, não se pode culpar apenas a ausência de chuva.

Ele explicou ao Um Só Planeta que o desmatamento provoca a diminuição das chuvas, pois ao tempo em que chove, por conta da ausência da cobertura vegetal a água não infiltra no solo, impedindo a regularidade na quantidade de água durante o período seco.