Agentes das artes cênicas de Mato Grosso abrem as portas de casa para compartilhar saberes e tecnologias através da plataforma 1º PISO (www.aprimeiropiso.com). Rompendo com métodos e lugares já estabelecidos, a iniciativa aposta na construção de um território virtual a partir da economia criativa e colaborativa. O projeto incentivado pela Lei Aldir Blanc contempla a cadeia produtiva das artes cênicas em todas as etapas: da formação e criação, à conexão e difusão de artistas e trabalhos independentemente de onde se localizam.

“Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite.

“Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo. Ambas desenvolvem projetos e criações através do in-Próprio Coletivo.

Na prática, a 1º PISO funcionará como um equipamento cultural virtual para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

A proposta é trabalhar não o que ‘deve’, mas o que ‘pode’ as artes cênicas em novos cenários. O projeto compartilha essa perspectiva em um podcast quinzenal, ‘O que POD o que teatro?’, com episódios já disponíveis no Spotify.

Na live de lançamento da 1º PISO, o ator e diretor de teatro Odilon Esteves, um dos fundadores da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte (MG), ressaltou o potencial da plataforma em tempos de reinvenção do fazer teatro pós-pandemia. Para o artista, o projeto explora as possibilidades de trocas de experiências diversas em espaços únicos, a partir da centralidade que o digital e a internet ocupam nos processos de circulação.

Um movimento especialmente significativo para artistas que se movimentam às margens de um dito “eixo” cultural.

“É uma maravilha pensar no quanto nós avançamos. Durante a pandemia, os primeiros questionamentos eram se o teatro gravado ou o teatro online ainda era teatro. A gente viu muita coisa acontecer ao longo desses dois anos. E vocês são uma síntese corajosa de tudo isso. É como se dissessem através de um ato, de um empreendimento: há caminho aí! Não era transitório. É mais uma possibilidade. Não temos que escolher entre uma coisa ou outra. Podemos construir mais territórios; e além de territórios geográficos, inaugurar territórios virtuais”, destacou Odilon.

Já será possível vivenciar a 1º PISO através da programação de dezembro, já em curso. Confira os próximos eventos e os espetáculos em cartaz: www.aprimeiropiso.com.

A plataforma 1º PISO é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Cômodos” para diferentes vivências

As atividades promovidas na 1º PISO acontecem nos chamados cômodos virtuais. “A plataforma também convida para que possamos fazer do espaço onde a gente vive um lugar de criação. Por isso a 1º PISO também é uma casa”, complementa o publicitário, in-Próprio e integrante do projeto, Alexandre Cervi.

O quintal é o grande centro de realização de cursos, oficinas, palestras e outras atividades pontuais. Na varanda se assiste às exibições ao vivo por temporadas; é também onde se tem acesso à loja virtual, com catálogo da programação e chamadas abertas para artistas interessados em experimentar a plataforma e se tornarem parceiros do projeto.

Vale destacar que o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança e circo, performances, desmontagens, documentários, shows, vídeos-dança, vídeos-arte e outras produções de curta, média e longa-metragem independente.

Dentro de casa, o escritório é reservado para consultorias e outras reuniões. A cozinha é para quem tem “larica de arte”, já que abriga as formações temáticas e residências artísticas. Segundo Dani Leite, “um mergulho investigativo mais intenso”.

Conheça cada cômodo da 1º PISO e saiba mais sobre a plataforma, aqui.