Média de novos casos no Brasil apresenta alta de 487%, segundo Consórcio de Imprensa (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Os números mais recentes da pandemia revelam recorde de casos de Covid no país. De terça-feira para quarta-feira (19), foram 205.310 novos casos, maior número desde o início da crise sanitária. A média de casos está em alta de 487% em duas semanas, segundo consórcio de veículos de imprensa, com dados das secretarias estaduais de Saúde.

O número de mortes também voltou a subir. A média está em alta de 114%: 215 óbitos por dia. Desde 3 de dezembro de 2021 o país não ultrapassava 200 mortes diárias. Desde o início da pandemia foram 621.927 vidas perdidas.

Dados do Consórcio revelam que, da Amazônia Legal, apenas o Acre não registrou mortes da terça-feira para quarta-feira. Roraima e Rondônia apresentam estabilidade e o Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão, estão com alta no número de mortes.

Quanto a novos casos, a situação entre os estados da Amazônia Legal é mais crítica no Amazonas, que apresenta explosão de casos. Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o estado registrou mais 7.505 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (19). É o maior número de registros diários desde o início da pandemia. E segundo a FVS, a variante ômicron é a grande responsável pelo salto do número de casos.

O recorde anterior de contaminados pelo coronavírus foi registrado no dia 20 de janeiro de 2021, quando foram contabilizados 5.009 novos casos.

Isso ocorre um ano depois no ápice da crise da segunda onda e da falta de oxigênio em Manaus. O crescimento do número de casos foi visível. No primeiro dia de atendimento do Centro de Convenções Vasco Vasques houve superlotação da unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 55% das 3.435 pessoas que foram até lá, testaram positivo para a Covid. Graças à vacina, diagnosticados que tomaram a vacina apresentam quadros leves.

Milhares de pessoas buscaram atendimento no Centro de Testagem (Divulgação)

De outro lado, segundo o G1 Amazonas, sete municípios do estão com a cobertura vacinal completa contra a Covid-19 abaixo dos 30%. A lista leva em consideração os municípios que não conseguiram imunizar sua população total com a aplicação das duas doses da vacina. São eles: Tabatinga, Ipixuna, Santa Isabel do Rio Negro, Codajás, Barcelos, Coari e Anori.

Ainda segundo o G1, com base em levantamento de dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), das pessoas que morreram de Covid-19 no estado nos últimos 30 dias – de 19 de dezembro de 2021 a 18 de janeiro deste ano – 57,5% dos pacientes não se vacinaram ou estavam com o ciclo de imunização incompleto.

Acre

Nesta quarta-feira o estado registrou 1.172 novos casos, o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o início da pandemia. O recorde havia sido no dia 2 de abril do ano passado, com 863 pessoas infectadas.

A busca por testes em farmácias aumentou e assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco anunciou que vai abrir mais um ponto de testagem e além disso, a partir desta quinta-feira será montado drive-thru no Estádio Arena da Floresta.

Por conta do movimento, médicos que atendem a saúde básica suspenderam greve que já durava mais de um mês.

Amapá

No Amapá houve registros também de recorde do número de novos casos: mais 708 de terça a quarta-feira. Um bebê de 10 meses sem comorbidades foi vítima da doença nesta terça-feira.

Mato Grosso

MT tem o maior número diário de Covid desde o início da pandemia: na quarta-feira foram notificados 3.594 novos casos de coronavírus no Estado.

Pará

No Pará foram confirmados 309 novos casos e três mortes nos últimos sete dias. Diante da situação de alerta, a Prefeitura de Belém mudou o atendimento de oito unidades básicas de saúde (UBS) para acolhimento de casos de síndrome gripal e Covid-19 até o dia 28 de janeiro.

Enquanto isso, o governo estadual retomou os atendimentos da Policlínica Itinerante para atender casos de Covid-19 no interior do Pará. Os moradores receberão testagem e também atendimento médico para casos leves e moderados de Covid-19.

Rondônia

Nesta quarta-feira, Rondônia registrou 1.711 novos casos e três mortes pela Covid em 24 horas., totalizando 6.798 óbitos desde março de 2020, o início da crise sanitária. Duas mortes foram confirmadas em Jaru e uma em Nova Mamoré.

Os casos estão aumentando de demandando o sistema de saúde. Os leitos de UTI atingiram 90% de sua ocupação na capital e esse cenário obrigou o governo de Rondônia a reabrir os leitos do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), em Porto Velho.

Segundo o G1 Rondônia, entre os dias 1° e 18 de janeiro, o estado já registrou 8.450 novos casos, muitos deles, por conta da variante ômicron. Nesta quarta-feira o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) alertou o governo sobre o aumento do número de casos e cobrou mais comprometimento ao levar informação sobre a importância da vacinação.

Roraima

Roraima registrou 944 novos casos conhecidos da Covid-19 em 24 horas. Nesta quarta-feira (19), um ano depois da aplicação das primeiras vacinas, o estado possui menos da metade da população totalmente imunizada. Somente 39,64% se vacinaram, levando o estado a figurar em último lugar no ranking nacional de vacinação.

Tocantins

O Tocantins contabilizou 878 casos e duas mortes nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pelo governo nesta quinta-feira (20).  Um dia antes Tocantins havia alcançado o maior número de casos desde o início do ano, em 24 horas.

Também aumentou o número de internações. Na rede hospitalar, vêm caindo o número de vagas de leitos de UTI, para atendimento de casos mais graves. A ocupação oscila entre 70% e 93%.

Por conta do cenário, o governo estadual decidiu adiar em duas semanas o retorno das aulas da rede pública. Um dos fatores é o aumento do número de casos confirmados de Covid e contaminações por gripe.

Maranhão

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, na quarta-feira (19) foram registrados 639 novos casos e mais quatro mortes.