Curta-metragem foi exibido no Cine-Teatro, como parte da Mostra Mutirão

Cena de “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”. Foto: Still/Roseane Yariana

Por Sérgio Madruga

Como parte da extensa programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a Mostra Mutirão exibiu no último sábado (21) sua primeira lista de curtas-metragens. Entre as produções, o filme “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando” marcou presença, levando os espectadores a uma experiência imersiva no povo Yanomami.

O filme tem direção de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, com produção da Aruac Filmes, por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

Segundo a sinopse oficial, o curta apresenta uma mulher Yanomami que observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, o alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana que alimenta os Xapiri e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.

Esta foi a estreia nacional de “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”, uma estreia especial dentro de um dos festivais de cinema mais consagrados do Brasil. Ao fazer um mergulho na vivência Yanomami com muita leveza e naturalidade, a produção mostra um pouco da importância em preservar e proteger os indígenas brasileiros.

Antes da exibição, Edmar Tokorino Yanomami subiu ao palco representando suas codiretoras Aida e Rosane, que não puderam comparecer por questões burocráticas de pessoas não-indígenas. Ele falou sobre a felicidade em exibir o filme na Mostra, como uma forma de apresentar aos brancos sua realidade.

Edmar Tokorino fala sobre o filme antes da exibição. Foto: Ana Pessoa

Edmar Tokorino Yanomami. Foto: Ana Pessoa

O filme agora se prepara para integrar a exposição “Claudia Andujar – The Yanomami Struggle”, apresentada pela Fundação Cartier. A exposição estreia em fevereiro no museu The Shed, em Nova York.

“Thuë pihi kuuwi” faz parte da mais recente produção cinematográfica dos Yanomami, que é composta por mais dois curtas: “Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó” – também com codireção entre Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino; e “Mãri hi – A árvore dos sonhos”, dirigido por Morzaniel Ɨramari, contando com a participação do grande líder e xamã Davi Kopenawa.

Em 2022, a Aruac Filmes organizou, junto à Hutukara Associação Yanomami (HAY) e ao Instituto Socioambiental (ISA), uma oficina de montagem audiovisual que proporcionou a produção dos três filmes.

O registro foi feito na grande casa coletiva de Watorikɨ, na região do Demini (TIY), durante as filmagens do longa metragem “A Queda do Céu”, filme livremente inspirado na obra homônima de Davi Kopenawa e Bruce Albert, com direção assinada por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.

Além de “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”, também foram exibidos os curtas “Luta Pela Terra”, de Camilla Shionda e Tiago de Aragão, “Paola”, de Ziel Karapotó – ambos também com temática indígena -, “Da Ponte Pra Cá”, de Isabela da Silva Alves, e “Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles – vencedor de prêmios no Festival do Rio e Mix Brasil.

Aos que não estiveram presentes na Mostra de Tiradentes, uma boa notícia: o filme ficará disponível online e gratuitamente no site do evento, até 24 de janeiro. Clique aqui para acessar.