Dentro da TI Yanomami vivem os índios isolados Moxihatëtëa (Fotos: Guilherme Gnipper/ FPEYY/ Funai)

 

Nesta terça-feira (2) a associação indígena Hutukara anunciou mais um grave atentado ao povo Yanomami que ao certo vai reverberar mundialmente devido à gravidade do fato e reincidência dos ataques.

Segundo a nota publicada pela Hutukara dois indígenas isolados foram assassinados por garimpeiros que vivem ilegalmente no território Yanomami. As mortes teriam ocorrido há cerca de dois meses e meio, mas tratando-se de povos isolados, só foram repassadas à Hutukara na segunda-feira (1º) por lideranças da Comunidade Apiaú.

Os povos que vivem isolados dentro do território Yanomami se aproximaram de uma área de garimpo, conhecida como Faixa Preta – que fica perto da comunidade – e ao tentar expulsar os garimpeiros invasores, foram mortos. Segundo a Hutukara, eles acertaram garimpeiros com flechas, mas estes, possuíam armas de fogo.

Register at the online gambling club with guaranteed withdrawal Brazino777 https://educemil.online and get a pass to the world of big prizes, generous bonuses and exciting giving slot machines for every taste. Games from the range of virtual casino for money Brazino 777 online are characterized by real chances of winning money, which you can easily quickly withdraw to Mastercard, Bitcoin, Skrill, Netteller, Ethereum, and a high percentage of prize payouts.

A Hutukara comunicou forças de Segurança, Funai e MPF e espera que as mortes sejam investigadas e que haja justiça. No mesmo local, em 2019, outros dois indígenas da mesma comunidade foram mortos. Segundo a Hutukara, com as mortes deste ano e de 2019, a casa-coletiva Moxihatëtëma perdeu 5% de sua população. Há informações de que lá moram cerca de 80 pessoas.

Davi e Dário Yanomami, lideranças indígenas da região, estão a caminho da COP26 para denunciar todo tipo de violações de seus direitos e a invasão de seu território por mais de 30 mil garimpeiros ilegais.